sábado, 12 de março de 2011

INFERNO, ABISMO E THANATOS DE LÚCIFER























PARTE IV

INFERNO, ABISMO E THANATOS DE LÚCIFER

Dando continuidade ao estudo da semana anterior, que informa sobre o Seol de Lúcifer/Heylel, conheceremos hoje três lugares do qual ainda faltaram serem mencionados: Inferno, Abismo e Lago de Fogo.      

Antes de tudo, primeiramente pegue a sua Bíblia e me acompanhe em cada um dos endereços bíblicos, e peça a ajuda de Deus para estudar e compreender melhor a sua palavra.    

TARTAROO – Em II Pedro 2:4 lemos: “... Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo....”. A palavra “Inferno”, vem do grego “TARTAROO”, e significa “abismos mais fundos que o Seol”. Você consegue imaginar o que seria mais fundo que o próprio inferno? Este deve ser um dos lugares mais temidos pelos próprios anjos caídos, pois neste lugar não há a Luz de Deus, é um local de completo isolamento de qualquer coisa que lembre a Deus. Lúcifer/Heylel deseja estar acima de Deus e como punição foi lançando no lugar mais profundo que já existiu para que sempre se lembre de seu pecado mortal. 

ABUSSOS – Em Lucas 8:30-31 lemos: “... E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo...” – A palavra “Abismo” vem de “ABUSSOS”, e assim como TARTAROO, também significa “os lugares mais baixos que o Seol/Inferno”.
Em Salmos 63:9, vemos:

“Mas aqueles que procuram a minha alma para a destruir, irão para as profundezas da terra.”       
Seol, Hades, Tartaroo, Abussos são em resumo o mesmo lugar, contém câmaras, portas, escadas. Ficam nas profundezas da Terra em algum lugar onde o homem (físico) jamais alcançará. Este é o lar de Lúcifer/Heylel e de seus anjos. Este, porém também é um lugar que qual recebe as almas dos homens e mulheres que em vida rejeitaram a Deus e ao seu Filho. Podemos ver em Ezequiel 31 e 32, quando o Senhor determina o destino de Faraó, sobre alguns habitantes do inferno, ou “partes mais baixas da terra”:

Ez.31:15 - Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que ele desceu ao inferno, fiz eu que houvesse luto; fiz cobrir o abismo, por sua causa, e retive as suas correntes, e detiveram-se as muitas águas; e cobri o Líbano de preto por causa dele, e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram.
31:16 - Ao som da sua queda fiz tremer as nações, quando o fiz descer ao inferno, com os que descem à cova; e todas as árvores do Éden, a flor e o melhor do Líbano, todas as árvores que bebem águas, se consolavam nas partes mais baixas da terra.
Ezequiel 32:
21 - “Os mais poderosos dos fortes lhe falarão desde o meio do inferno, com os que a socorrem; desceram, jazeram com os incircuncisos mortos à espada.
22 - Ali está Assur com toda a sua multidão; em redor dele estão os seus sepulcros; todos eles mortos, abatidos à espada.

24 - Ali está Elão com toda a sua multidão em redor do seu sepulcro; todos eles mortos, abatidos à espada; desceram incircuncisos às partes mais baixas da terra, causaram terror na terra dos viventes e levaram a sua vergonha com os que desceram à cova.

26 - Ali estão Meseque, Tubal e toda a sua multidão; ao redor deles estão os seus sepulcros; todos eles são incircuncisos, e mortos à espada, porquanto causaram terror na terra dos viventes.
27 - Porém não jazerão com os poderosos que caíram dos incircuncisos, os quais desceram ao inferno com as suas armas de guerra e puseram as suas espadas debaixo das suas cabeças; e a sua iniqüidade está sobre os seus ossos, porquanto eram o terror dos fortes na terra dos viventes.
31 - Faraó os verá, e se consolará com toda a sua multidão; sim, o próprio Faraó, e todo o seu exército, mortos à espada, diz o Senhor DEUS.
 Existe ainda um lugar no qual a Bíblia diz que já existe, mas que por enquanto não tem ninguém lá, mas que será inaugurado dentro em breve. Este lugar chama-se no grego “LIMNE PUR”, ou “Lago de Fogo”. Este lugar aparece nas visões de João, as quais são registradas no livro das “Revelações” ou “Apocalipse”: 




Apocalipse 19:20 – “... E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre...”
O enxofre é um composto químico existente hoje nos vulcões. A exposição humana em um ambiente com enxofre trás uma forte ardência e queimação por todo o corpo, sendo impossível permanecer no local. Este lugar, além de “queimar”, também fará “arder” e “incomodar” a quem quer que esteja lá.  
Apocalipse 20:10 – “... E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre...” – Este lago preparado por Deus, e que hoje não habita ninguém, será inaugurado pelo anticristo e seu falso profeta, figuras estas que irão surgir nos 7 anos finais deste planeta antes da segunda vinda de Cristo.
Apocalipse 20:14 – “... E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte...” – Após o anticristo e o seu falso profeta serem lançados, também será jogado lá o “THANATOS”, a “Morte”, o ser que segundo a Bíblia tem um aguilhão para atrair as almas para o Seol/Inferno. Neste lago será lançado o lugar que fora criando anteriormente por Deus, chamado de inferno ou Seol. Logo notamos que este lago deve ser algo incrivelmente gigante, talvez maior do que todos os oceanos do planeta juntos.       

Apocalipse 20:15 “... E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” – Todos os que assim como Lúcifer/Heylel e seus anjos rejeitaram viver na presença e obediência a Deus, todo o ser humano que rejeitou a Deus em vida, será forçado a conviver neste lugar para “todo o sempre”.


Apocalipse 21:8 – “... Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”

Aqui descreve de maneira muito clara quais são os tipos de condutas que desagradam a Deus, e se assemelham as qualidades de Lúcifer/Heylel.     
Este “Lago de Fogo” recebe outros nomes na Bíblia e dá breves descrições deste lugar.        

Mateus 8:42 – “... E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes...” – Apesar de ser um “Lago de Fogo” neste lugar não haverá luminosidade, pelo contrário, será um eterno escuro.    

Mateus 13:42 – “... E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.” – Os sofrimentos neste lugar serão tamanhos que as pessoas ficarão constantemente com os dentes cerrados.

Mateus 18:8 – “... Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno....” – Aqui é reforçado que o fogo neste lago é eterno.       

Marcos 9:43 – “... E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga...” – Este fogo não é o mesmo que conhecemos hoje, pois o fogo físico pode ser apagado com água ou produto químico, porém o fogo neste lago nunca se apagará.        

Marcos 9:44 – “... Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.”


Marcos 9:44 – “... Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.”

Muitas vezes em dias de intenso verão somos convidados a provar delícias geladas, para “refrescar” nosso corpo, descansar a sombra de uma árvore, ou tomar uma ducha gelada. Já escutei de muitas pessoas que o “inferno” é aqui mesmo devido aos vários tipos de sofrimento em várias partes do Mundo. Porém, ao que sabemos através da Bíblia, além do inferno não ser aqui, também não dá para se “refrescar”. É fato que em várias partes do Mundo existem sofrimentos que por vezes nos comovem (ex: fome, peste, doenças, guerras, pobreza, etc). Todos estes sofrimentos são causados pelo próprio homem, porque resolveu se distanciar de Deus, e resolveu ser independente, assim como Lúcifer/Heylel fez.

Postado por Edson Novaes é membro da IGREJA BATISTA desde 1989, atuando como organista, pianista e palestrante de temas bíblicos.
http://abibliatinharazao.blogspot.com/2008/08/quem-era-lcifer-antes-de-se-tornar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário